Montanhas do Japi

Blog

Fazenda Montanhas do Japi recebe “Vivência e prática com cavalos”

Workshop será ministrado por veterinária com 30 anos de experiência em equitação e objetiva ensinar o público a lidar com os cavalos adequadamente

 

No dia 25 de novembro, a Fazenda Montanhas do Japi receberá pela primeira vez o workshop “Vivência e prática com cavalos”, com Luciana Silvano, veterinária especializada em fisioterapia, bem-estar e comportamento animal. O evento é destinado a pessoas a partir de 15 anos. Para participar, não é necessário ter experiência com cavalos, mas a reserva de vagas deve ser feita com antecedência: (11) 4599-9072 / 4599-9294 / 97205-1397.

A Montanhas se uniu em parceria com a veterinária – profissional com 30 anos de experiência em equitação e atuação no exterior -, a fim de proporcionar aos participantes a oportunidade de aprenderem mais sobre o comportamento dos cavalos e como praticarem a montaria de maneira saudável e respeitosa ao animal.

O workshop terá a chamada abordagem horsemanship, que pode ser entendida com o processo de relacionamento entre as pessoas e os cavalos. “Trabalharemos com uma linguagem focada no comportamento dos animais e isso inclui os movimentos corretos, toques com pressão adequada, descansos e uso do reforço positivo”, detalha Luciana.

Ela explica que cavalos têm hábitos de presa, já o comportamento instintivo do homem é de predador, o que pode ser considerado uma ameaça para eles quando alguém se aproxima. “Mas é possível treinar para que o animal não sinta medo”, comenta. “Para isso, é importante saber como se aproximar dele, como motivá-lo a fazer algo.”

Luciana informa ainda que, geralmente, as pessoas não sabem lidar com os cavalos corretamente. “Muitas pessoas sentem dó em montar porque acreditam que isso machucará o animal, mas, na verdade, se você souber como fazê-lo, eles gostam. Achar que, pelo fato de ser grande, é necessário ter força e ser agressivo para lidar com eles é outro erro; os cavalos são mais delicados do que os gatos e cachorros”, afirma.

 

Na Fazenda – A administração da Montanhas, que atualmente conta com 14 cavalos entre um ano e meio e 32 anos da raça mangalarga marchador, decidiu trazer o workshop para seus visitantes e hóspedes como parte de suas ações para possibilitar que as pessoas tenham um contato de qualidade e respeito com os animais e a natureza. “Como uma das atividades que oferecemos é o passeio a cavalo, queremos que as pessoas aproveitem a montaria e a paisagem, mas com um entendimento maior sobre como lidar com esses animais”, comenta Hanah Traldi, proprietária da Montanhas.

Aulas avulsas – A partir da data do workshop, a Montanhas passará a oferecer aulas avulsas de equitação, com a veterinária Luciana Silvano, com foco no comportamento, para pessoas de todas as idades, a partir dos cinco anos.

 

A profissional – Luciana Silvano é veterinária especializada em fisioterapia, bem-estar e comportamento animal. Possui 30 anos de experiência em equitação e tem atuado no Brasil e exterior. É palestrante sobre fisioterapia e reabilitação animal, já apresentou trabalhos em congressos internacionais e é pioneira em hospedagem para cães e equinos para tratamento intensivo de fisioterapia. Amazona há três décadas, participou de diversas modalidades equestres e foi campeã brasileira de Enduro Equestre na modalidade Velocidade Livre.

 

 

Programação do workshop “Vivência e prática com cavalos”:

 

8h – Café da manhã

9h – Palestra: “Histórico da relação do homem com o cavalo, comportamento e estereotipias”

10h30 – Coffee break

10h50 – Segurança no manejo com equinos, equilíbrio na equitação (como montar sem machucar o animal) e como reconhecer o bem-estar do cavalo

12h30 – Almoço

14h às 18h – Prática: tudo que foi aprendido na teoria durante a manhã será praticado e, quem quiser, poderá montar nos cavalos da Montanhas e da veterinária Luciana. Montaria adequada e equilíbrio, aproximação e interação, como agradar e ganhar a confiança do cavalo serão alguns dos itens trabalhados

18h – Lanche da tarde

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                     Fotos: Rafael Regatieri

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!