Montanhas do Japi

Blog

Workshop Fotografia na Natureza acontece no dia 13 de maio

Das 7h às 17h do dia 13 de maio, a Fazenda Montanhas do Japi será o cenário do workshop Fotografia na Natureza, ministrado pelo biólogo e fotógrafo de natureza Antônio Bordignon.

O número de inscrições é limitado a 20 pessoas. Para participar, os interessados devem garantir a vaga pelo seguinte contato: (11) 4599-9072 / 4599-9294 / 97205-1397. O valor é R$ 200 por pessoa, com o workshop de seis horas, café da manhã, almoço, material em .pdf e certificado inclusos. O evento é destinado a pessoas que usam equipamentos amadores ou profissionais.

Atuante há 24 anos na área de biologia, Bordignon começou a fotografar serpentes para seu livro de educação ambiental em 2000, no Instituto Butantan, mas logo ampliou seus cliques a outras espécies e paisagens.

O profissional frequenta a Montanhas do Japi há cerca de 15 anos e por isso escolheu a fazenda para seu workshop. “A Montanhas tem potencial para o trabalho que faremos”, comenta. “Por causa da natureza presente em toda parte, é relativamente fácil encontrar diversas espécies de animais, especialmente aves, por lá.”

O workshop será dividido em duas partes: na primeira, teórica, Bordignon versará sobre diferentes tipos de equipamentos fotográficos, como regular cada um de acordo com a situação e técnicas para garantir o registro perfeito de animais em repouso e em movimento, imagens noturnas e paisagens.

Na segunda parte, que terá aproximadamente quatro horas de duração, os participantes colocarão em prática o que aprenderam. “Ensinarei como fotografar uma ave em movimento, por exemplo, e a partir daí, abordaremos itens como abertura do diafragma, ISO, velocidade do obturador, valor de exposição e iluminação”, detalha. “Mas faremos isso de maneira didática, acessível para quem não tem experiência com fotografia.”

 

O profissional

 

Antônio Bordignon é paulistano, biólogo, fotógrafo, tem 37 anos e ministra workshops desde 2010. Com suas imagens, ele tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Fotografar a natureza vai muito além de um simples clique na câmera”, analisa. “É preciso conhecer o ambiente, as espécies, respeitá-las e, assim, conseguir transmitir a mensagem através da fotografia. Todos têm seu papel na manutenção e saúde dos biomas pelo mundo. A biodiversidade do planeta depende de uma única espécie, o homem!”

Conheça seu trabalho em: https://www.abnatureza.com/

 

Fotos: Antônio Bordignon

 

 

 

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!